Que a vitamina D é fundamental para a saúde dos ossos e dos dentes, já se sabia. A substância também está relacionada à prevenção de várias doenças, como diabetes do tipo 1, mal de Parkinson e depressão. A essa lista, soma-se agora uma novidade: o nutriente ajuda a evitar e a combater a obesidade.Uma pesquisa recente da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com índices mais elevados de vitamina D no organismo afinam com maior facilidade, principalmente, a região abdominal.
Como o nutriente atua na perda da barriga
1. A vitamina D promove o metabolismo da gordura, cortando a produção do hormônio da paratireoide, o que acelera a quebra da gordura pelo fígado.
2. Depois, a vitamina D seca as gordurinhas - a substância ativa os receptores nas células adiposas, inibindo o seu crescimento.
3. A supervitamina também reduz o apetite, pois aumenta a quantidade de leptina, hormônio que envia sinais de saciedade ao cérebro.
4. Por fim, o nutriente ativa a força dos músculos - ele facilita a redução do excesso de gordura no tecido muscular, fator ligado ao aumento da força.
Vitamina D é essencial á saúde!
Além de ajudar na perda de peso, bons níveis do nutriente no organismo mantêm a saúde em dia. Confira alguns benefícios da substância:
1. Imunidade turbinada
A vitamina D tem o poder de estimular a atividade das células de defesa no momento em que elas precisam entrar em ação.
2. Maior resistência a vírus
De acordo com um recente estudo da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, pessoas com altos níveis de vitamina D ficam menos doentes do que as que têm índices baixos. E, quando as “vitaminadas” adoecem, se recuperam muito mais rápido. Isso porque o nutriente ordena as células brancas a fabricar um tipo de proteína que acaba com a infecção.
3. Sem mal de Parkinson
Segundo um estudo publicado em julho na revista Archives of Neurology, a vitamina D tem uma ação protetora sobre o cérebro: ela regula os níveis de cálcio, melhora o trabalho dos neurônios e desintoxica as células, diminuindo o risco de desenvolver a doença.
4. Câncer reduzido
A vitamina D tem influência em muitos dos genes responsáveis pelo crescimento e pela sobrevivência das células malignas. Ela também induz o suicídio das células cancerígenas, chamada de apoptose. Estima-se que o risco de desenvolver câncer de mama caia de 30 a 50% e o de cólon, 50%.
5. Coração mais forte
Quem tem deficiência em vitamina D, dizem os especialistas, corre um risco 80% maior de entupimento das artérias. Além disso, a substância regula mais de 200 genes e controla as contrações do músculo cardíaco. Os pesquisadores também acreditam que o nutriente esteja relacionado a uma pressão arterial saudável.
6. Amiga da longevidade
Taxas insuficientes de vitamina D aumentam o risco de morte das mais variadas causas em 26%, em comparação aos indivíduos com altos índices da molécula.
7. Longe do diabetes
Como a vitamina D estimula a produção de insulina, acredita-se que baixos níveis da substância estejam ligados ao diabetes. Uma nova pesquisa mostrou que as crianças com carência no nutriente têm uma chance 200 vezes maior de desenvolver o diabetes do tipo 1.
Sim ao suplemento!
A única forma de descobrir se você tem carência de vitamina D é fazer um exame de sangue a cada seis ou oito meses. Caso o nível esteja abaixo do esperado, a saída é tomar suplementos nutricionais - mas atenção: sempre sob a orientação de um médico ou nutricionista, nunca por conta própria.
E, normalmente, quem suplementa a vitamina D também deve reforçar os níveis de cálcio e magnésio no organismo, pois, para que ela possa trabalhar de forma eficiente, precisa que os dois minerais também desempenhem bem a sua função. Importante: para surtir efeito, a suplementação deve ser feita por, no mínimo, seis meses.
Fonte: Revista Máxima






7 comentários:
sera que chapa a barriga mesmo ? eu tenho medo de fazer cirugia plastica e estou com gordura localizada, me da uma luz por favor. obrigada
Querida Stella muito obrigada por entrar em contato. Quanto á sua questão a vitamina D faz parte de um conjunto de medidas a serem tomadas para beneficiar a saúde e boa forma. Além de uma dieta equilibrada você pode fazer atividade física aeróbica e ginástica localizada ou musculação ( sempre sob orientação médica) para atingir o resultado desejado sem precisar passar por cirurgia. Até porque, sem a incorporação de novos hábitos na rotina a gordura localizada provavelmente retorne pós algum tempo. Seguindo novos hábitos você manterá seu peso e o corpo definido por toda a vida. Reintero que procure um médico para fazer exames á fim de saber como está saua saúde, se pode e qual atividade física melhor se encaixa ao seu organismo e estilo de vida. Boa sorte e que DEUS a abençoe. Um grande abraço.
por favor me passa a recita da vitamina D ? obrigada aguardo resposta.
Caro (a) Elcir, muito obrigada por entrar em contato. Quanto á sua dúvida desconhecemos qualquer receita de vitamina D.O que sabemos é que existem suplementos da vitamina (que devem ser tomado sob orientação médica mediante a um exame de sangue para medir o nível da mesma no organismo). Em caso de necessidade o médico prescreverá a quntidade exata para o seu organismo.Você pode encontrá-la também em alimentos como, leite,ovos e principalmente peixes gordurosos. Outra excelente forma de obte-la é tomar sol como moderação. Um grande abraço e que DEUS lhe abençoe.
Olá. Quanta noticia boa eu acabei de ler aqui. Sabe que ontem, vendo meus exames, o meu endócrino me disse que estou com deficit de vit.D. O meu problema é justamente gordura abdominal. Pratico exercícios regularmente e mesmo assim tenho a maior dificuldade de eliminar. Estou muito confiante que agora descobri o que dificultava eu eliminar de vez a gordura extra de minha vida.
Obrigada pela matéria tão importante.
olá,tenho umas dobrinhas bem acima da cintura e uma barriguinha indesejada,quais os alimentos d vitamina D q são mais propicio a mim,fico grata e no aguarde d sua Resposta .Obrigada! Adriana .
Querida Dri muito obrigada por entrar em contato. Quanto á sua questão os melhores alimentos a serem consumidos podem ser leite e iogurtes desnatados, queijos magros (de preferência brancos), além de sardinha e salmão (preparados cozidos ou assados).Um grande trunfo para emagrecer é caminhar pela manhã ao sol por pelo menos quinze minutos diariamente, pois nosso astro-rei é a maior fonte de vitamina D. Poem faça a caminhada sob orientação médica e utiize protetor solar no mínimo fator 20, mais boné e óculos escuros para naõ prejudicar a pele e a visão.Essas são informações gerais. Para ter uma resposta mais precisa sobre que alimentos com vitamina D você deve consumir consulte um nutricionista e um clinico geral, que através de um hemograma poderá dizer-lhe a quantidade exata desse nutriente a ser ingerida, inclusive se você precisa de suplementação. Não deixe de consultar um médico e um nutricionista que lhe orientarão com maior precisão. Um grande abraço e que DEUS a abençoe.
Postar um comentário
Muita obrigada pela visita e pelo comentario.
Volte sempre!